domingo, 11 de fevereiro de 2018




Nada no mundo é estanque e imutável. O mundo e o ser humano estão sempre em constante transformação.
À medida que os anos passam estas transformações são cada vez mais rápidas.
A Internet, é sem dúvida, um catalisador potente da transformação.
A comunicação é cada vez mais veloz, tudo é cada vez mais imediato.
Tudo isto tem aspectos positivos e negativos.
Mas, para efeito desta reflexão, vou focar-me maioritariamente nos aspectos positivos e na educação em concreto.
Não é fácil desligarmos-nos do modelo que conhecemos de ensino, o professor em sala de aula, a debitar matéria, nem sempre em relação directa com os seus alunos, mas fisicamente presente.
Esta é a referência com que crescemos, que é segura, que conhecemos.
Parece-nos quase ineficaz o ensino de outra forma.
No entanto há que dar espaço para a evolução, e há que dar o beneficio da dúvida a outra forma de ensino. Foi o que fiz ao inscrever-me neste curso, quis conhecer esta nova realidade de ensino, como funciona e a sua eficácia.
Devo dizer que até ao momento estou agradavelmente surpreendida.
Neste primeiro tópico foram-nos dadas a conhecer as diversas formas do ensino à distância, o E-learnin, o B-learning, a Educação On-line e a Educação Aberta em Rede.
Todas com as suas especificidades mas todas com algo em comum, nenhuma delas será eficaz se o aluno não tiver vontade de aprender.
Há de facto de haver esta vontade da parte do aluno para que possa aprender, no entanto o mesmo acontece na educação presencial.
Então o que difere? Quais as vantagens deste tipo de ensino, à distância?
Para mim desde logo a flexibilidade do tempo, O aluno poderá organizar-se em termos de tempo e gerir o seu tempo.
Depois a questão espacial, em qualquer lugar eu posso aprender, no caso especifico do E-learning basta que tenha um computador e uma ligação à Internet.
Assim, a educação chegará mais longe e dará a possibilidade, a quem não se pode deslocar aos espaços físicos onde ocorrem  aulas, de aprender.
Depois, e tendo em conta a visão do professor como um facilitador de aprendizagens, o aluno poderá, mediante os desafios que se lhe são propostos, de responder aos mesmos à sua maneira.
Todas as pessoas são diferentes e todos nós temos diferentes formas de aprender, então faz todo o sentido que possamos aprender da forma que melhor soubermos, e responder da nossa forma, sendo esta uma forma personalizada de aprender.
Como tal, penso que esta forma de ensino poderá conseguir o melhor de cada aluno e potenciar as suas capacidades.
Tendo em conta o formato de ensino que se propõe, é de facto importante a auto-disciplina do aluno, o que será mais um aspecto positivo, porque promove a auto-responsabilização.
Este tipo de ensino promove também a partilha de saberes, colocando a tónica na cooperação, o que a mim me parece muito positivo.
Por todas estas razões estou agradavelmente surpreendida e expectante no desenvolver deste curso.